Checklist para Publicidade Médica no Instagram
Saiba como é possível lotar sua agenda, crescendo na internet, sem expor sua carreira a riscos.
Eu poderia te dizer que estamos na era das redes sociais e que, por isso, você precisa produzir conteúdo na internet se deseja crescer na profissão, mas se você chegou até esse post é porque já sabe disso. Enquanto seus cartões de visita permanecem intocados no balcão da recepção da clínica ou na sua gaveta, uma nova realidade se apresenta: o seu futuro paciente está te buscando através do Instagram.
O Conselho Federal de Medicina é quem dita as regras desse jogo e, no mês de março de 2024, as novas regras de Publicidade Médica entraram em vigor, trazendo avanços e permissões há muito tempo aguardadas, mas equilibrando as concessões com novos requisitos, que também precisam ser considerados e cumpridos.
A seguir, conheça cinco regras que você precisa estar atento se deseja realizar publicidade médica de forma ética no Instagram.
1) Se identifique
Em se tratando de ética médica, muitas vezes o óbvio precisa ser dito. O médico precisa se identificar de forma completa, utilizando a palavra "MÉDICO", indicando o número e a sigla do estado ao qual seu CRM está vinculado e, se for o caso, também indicando sua especialidade, acompanhada do respectivo RQE.
Vale dizer que essa identificação precisa estar presente em toda a produção de conteúdo, o que inclui as informações na bio do próprio Instagram, mas também as publicações do feed, os reels e, até mesmo, os stories relacionados à prática médica.
2) Mantenha o tom informativo e educativo nas suas publicações
Uma das maiores preocupações do Conselho Federal de Medicina é manter a profissão longe da mercantilização. Esse objetivo parte do entendimento de que a saúde dos pacientes é bem de maior importância, não sendo passível de exposição ao mercado, como um produto numa prateleira.
Sabemos que, como em qualquer outra profissão, a boa remuneração e o retorno financeiro são almejados, mas, para se manter dentro dos parâmetros éticos exigidos pelo Conselho, o profissional precisa informar e educar a população, para que a partir dessa perspectiva, possa atrair clientela de forma sutil, sem exageros.
3) Não faça promessas
A prática médica não comporta a garantia de resultados, isso porque cada paciente apresenta um conjunto de características muito particular, impossibilitando a promessa de resultados pré-estabelecidos. Neste ponto, o Conselho Federal de Medicina se preocupa com a criação de expectativas no paciente, expectativas essas que nem sempre poderão ser atendidas, ainda que não ocorram falhas médicas.
Em processos judiciais decorrentes dessa quebra de expectativas, como quando um paciente processa o médico por não ter alcançado o resultado esperado em determinado procedimento, as redes sociais se tornam ferramenta poderosa na averiguação da postura do profissional envolvido. Um forte exemplo da promessa indireta de resultados é a publicação costumeira de "antes e depois" sem o cumprimento dos requisitos específicos estabelecidos pelas novas regras de publicidade médica.
4) Jamais publique os valores dos procedimentos médicos que você realiza
Com a atualização das regras, tornou-se possível a publicação de valores de consultas, assim como meios de marcação e formas de pagamento. Isso, sem dúvidas, facilita a captação de clientela, já que o próprio paciente poderá determinar, de antemão, se deseja ou não arcar com o valor cobrado pelo médico.
Por outro lado, persiste a proibição da publicação de valores de procedimentos médicos. Nesse sentido, o CFM compreende que os valores de procedimentos só poderão ser informados ao paciente após avaliação prévia em consulta médica. Assim, a divulgação irrestrita desses valores - sem considerar as condições pessoais de cada paciente - é considerada autopromoção e sensacionalismo.
5) Obedeça as regras de publicidade médica mesmo em seu perfil pessoal
Desde que você faça menções à sua profissão no seu Instagram, não há distinção entre perfis pessoais e profissionais, privados ou públicos. Por isso, mesmo em perfis considerados pessoais, sem objetivo imediato de captação de clientela, é preciso seguir as regras estabelecidas para a publicidade médica.
Mais uma vez, o CFM busca zelar pela confiabilidade da profissão, buscando diferenciar os médicos dos demais profissionais, e, sobretudo, buscando salvaguardar os pacientes de orientações equivocadas e questionáveis provenientes de charlatões.
A obediência a essas cinco regras é o ponto de partida para a publicidade médica ética no Instagram. Com o desenvolvimento da produção de conteúdo, outras dúvidas podem surgir, ensejando um direcionamento profissional, momento em que você poderá contar com um advogado especialista em Direito Médico para continuar distante do cometimento de infrações éticas.
Um médico que produz conteúdo de forma ética, informativa e sem exageros, passa segurança, confiabilidade e conhecimento. E, cá entre nós, do que mais um paciente precisa para entrar em contato e agendar uma consulta?!